O tema de vazamento de dados tem sido notícia recorrente há tempos na mídia graças a má proteção de dados dentro das empresas, que colocam em risco informações confidenciais da própria organização e de seus clientes.
Ano após ano, o prejuízo médio dos setores com esses vazamentos vem crescendo. Em um relatório sobre o prejuízo de um vazamento de dados em 2020, realizado pela IBM Security, foi constatado que, dentre os setores mais afetados por essas violações, estão, respectivamente:
1º – Saúde
2º – Energia
3º – Financeiro
4º – Farmacêutico
5º – Tecnologia
6º – Industrial
7º – Serviços
8º – Entretenimento
9º – Educação
10º – Transporte
Com uma sociedade ainda bastante relutante em relação à proteção de dados, o Brasil está vivenciando desde janeiro deste ano diversos mega vazamentos que resultaram na exposição de mais de 223 milhões de dados de CPFs e outros documentos pessoais. Em 2019, a União Internacional das Telecomunicações divulgou o Índice Global de Cibersegurança, e nele foi registrado que o Brasil está em 70º lugar em relação à segurança digital.
Apesar dos índices desagradáveis, o país já possui regulamentos e leis que promovem a proteção de informações, como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi aprovada em 2018, porém, suas fiscalizações só entrarão em vigência a partir do mês de agosto de 2021.
Mas, infelizmente, a segurança não termina por aqui. Desde o início da pandemia, milhares de empresas adotaram o formato home office para dar continuidade às suas atividades, mas nem todas estavam estruturalmente preparadas para lidar com informações confidenciais remotamente.
De acordo com o Relatório de Cibersegurança de 2020, divulgado pela VMWare Carbon Black, foi registrado um aumento de 238% com relação aos ataques virtuais apenas no ano de 2020.
Quando uma empresa passa por vazamentos de dados e informações confidenciais, isso não só prejudica a reputação da organização – afinal, fica difícil confiar seus dados em algo instável e vulnerável –, como também abre chances de passar por processos judiciais – que podem acarretar sérios prejuízos financeiros. Ainda de acordo com o relatório da IBM Security, somente em 2020, o Brasil registrou como prejuízo total médio de um vazamento de dados de cerca de US$ 1,12 milhão.
Quando vemos tais estatísticas e dados a respeito da falta de proteção que há no Brasil, logo pensamos no que poderia servir de solução para melhorar esses números e diminuir a incidência de casos.
Por isso a XLabs faz questão de oferecer o Pentest, que nada mais é do que um teste de intrusão completo que identifica desde as menores falhas de segurança do seu sistema web até as mais perigosas. Com um conjunto de técnicas especializadas, o Pentest é capaz de encontrar diversos tipos de vulnerabilidades que podem comprometer informações confidenciais da sua empresa e de seus clientes.
Se você ainda não protege a sua empresa ou não está satisfeito com as medidas de proteção que possui atualmente, não deixe de conversar conosco para conhecer melhor esse serviço. Será um prazer ajudar o seu negócio!