Com as novas regulamentações e a incidência cada vez maior de riscos cibernéticos, a Segurança da Informação e a Gestão de Privacidade se tornaram temas recorrentes nas empresas e, em especial, nos setores de TI.
E para entender melhor a relevância de ambos e identificar as suas principais diferenças, nós preparamos este artigo com informações úteis e dicas práticas, que servirão de base para o seu entendimento.
Sendo assim, vamos direto aos pontos. Boa leitura!
Qual a relação entre Segurança da Informação e Gestão de Privacidade?
Atualmente, a privacidade de dados é um dos assuntos e preocupações mais debatidos na esfera digital e isso foi impulsionado com a criação da nova LGPD.
Porém, manter uma boa Gestão de Privacidade vai muito além da questão de proteção de dados, mas também de um compromisso e responsabilidade sobre os dados de quem confiou à sua empresa.
Afinal, um possível vazamento pode acarretar em prejuízos, tanto financeiros, como para a própria imagem do negócio.
Logo, a Gestão de Privacidade exige conhecimentos e cuidados específicos sobre a Segurança da Informação, permitindo assim que a empresa cumpra as devidas regulamentações, mas também garante o uso correto e a proteção desses dados no dia a dia.
Qual é o papel da Gestão de Privacidades sobre a Segurança de Informações?
Após a criação da LGPD, novos cargos, como o DPO (Data Protection Officer) e o CSO (Chief Security Officer) surgiram no mercado de TI, agregando funções e responsabilidades que são indispensáveis nos dias de hoje.
Assim, cabe a estes profissionais implementarem e cuidarem da Gestão de Privacidade, garantindo a devida segurança de dados e informações de seus usuários. E isso se faz a partir de algumas obrigações, tais como:
- Conhecimento e cumprimento das exigências estabelecidas pela lei;
- Criação e implementação de guias sobre boas práticas de segurança cibernética na empresa;
- Treinamento e orientação sobre políticas de segurança de dados;
- Investimento e implementação de soluções adequadas para a proteção cibernética da empresa;
- Monitoramento e aperfeiçoamento das boas práticas de segurança.
Qual a melhor ferramenta para a Gestão de Privacidade?
Como bem destacado, a segurança da informação foi um assunto impulsionado pela criação da LDPG e originou uma corrida das empresas pela adaptação às exigências.
No entanto, é muito importante ressaltar que a gestão de privacidade não deve se resumir à uma simples necessidade de cumprir as exigências estabelecidas por lei, mas também de garantir a devida proteção desses dados.
E, hoje, falar sobre isso, inevitavelmente nos remete ao aumento gradativo da incidência de ataques cibernéticos em todas as esferas de negócios.
Por esse motivo, o WAF (Web Application Firewall) tem sido considerado um investimento fundamental e a melhor solução para a proteção de dados em tempos de ataques consecutivos.
Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre a relação entre Gestão de Privacidade e Segurança da Informação, e como o tema ganhou relevância nos últimos anos, não apenas por questões de cumprimento das exigências da LDPG, como também por fatores estratégicos de proteção contra ciberataques.
Curtiu? Quer saber mais sobre o tema e conferir as dicas práticas para otimizar a sua gestão de privacidade?